Para intensificar as ações de conscientização sobre a importância das regras de segurança no sistema metroviário, o MetrôRio lança o filme de sua campanha institucional ‘Pacto de Segurança no MetrôRio (PSM)’, com a presença de “anjos da guarda” nas estações. Criada pela agência Made, a iniciativa reposiciona a comunicação do tema, por meio de uma abordagem mais leve, bem humorada e humana, substituindo o tom tradicional por interações espontâneas e memoráveis.
Os ‘anjos da guarda’ são personagens inspirados em figuras familiares, que têm o papel de cuidar e ensinar o que é certo e mais seguro. Usando coletes com identificações de “pai”, “mãe” e “neto”, o elenco circula pelas estações oferecendo conselhos de segurança.
No filme, produzido pela Silence, o “pai” alerta sobre o risco de correr para o embarque, sobre a importância de respeitar a faixa amarela e o perigo de impedir o fechamento das portas do trem. A “mãe” orienta passageiros sobre o uso do celular e o cuidado em escadas, enquanto o “neto” auxilia idosos a solicitarem assistência. O vídeo da campanha encerra com a mensagem ‘Da família MetrôRio para a sua: Segurança em primeiro lugar’, reforçando o tom de cuidado e proximidade da ação.
Álvaro Rodrigues, CEO e sócio-funddador do Grupo Made no Brasil, pontua, lembrando que a segurança costuma ser comunicada de forma dura e distante. “Quisemos inverter essa lógica, trazendo personagens com os quais as pessoas se identificam – a família – e usando o humor, a leveza como vetor de educação. Quando um ‘anjo da guarda’ te dá um conselho com o afeto de uma mãe, fica na memória de forma positiva, sem perder a seriedade do propósito”, afirma.
“Segurança é um pilar inegociável para o MetrôRio. Falar sobre o tema pode parecer impositivo. Pensando nisso, a concessionária e a Made procuraram desenvolver um enredo que cativasse o público e falasse da importância da colaboração dos clientes. As figuras familiares geram muita empatia e prendem mais a atenção do público do que peças frias de comunicação. Essa é a beleza do filme”, conclui Simone Pfeil, gerente comercial e de marketing do MetrôRio.



















